A dica de hoje é para os amantes de fotografia… Você tira uma foto com seu iPhone e quer automaticamente que ela seja transferida para seu iPad ou Mac? Isso é possível! Mas entenda a diferença entre “Compartilhamento de Fotos” e “Meu Compartilhamento de Fotos”.
Compartilhamento de Fotos é uma espécie de rede social do iPhone. Você pode criar um álbum de fotos e compartilhar diretamente com seus amigos, visualizar, adicionar fotos ao álbum, curtir e comentar, exatamente como no Instagram.
Meu Compartilhamento de Fotos é uma função e quando ativada, envia todas as fotos automaticamente para os seus dispositivos que estão com o iCloud ligado. Lembre que esse upload só é feito quando você estiver conectado em uma rede WiFi e caso contrário, as fotos não sobem para o iCloud.
Para a sincronia acontecer é preciso configurar antes no iCloud de cada dispositivo. No iPhone e no iPad: Ajustes > iCloud > ativar Compartilhamento de Fotos e Meu Compartilhamento de Fotos
No Mac você deve ir em Preferências do Sistema > iCloud > Ativar Compartilhamento de Fotos
Assim que essa opção estiver ativa, todas as fotos tiradas a partir deste momento vão para todos os seus dispositivos automaticamente. Para encontrá-las, basta ir no iPhoto e ficam na área compartilhada.
Para compartilhar fotos com os seus amigos é simples: no seu iPhone, por exemplo, vá no aplicativo Fotos, Compartilhamentos e crie um novo álbum… você deverá nomear e selecionar os contatos para compartilhar suas fotos.
Não é preciso ter dispositivo Apple para visualizar as fotos do Meu Compartilhamento. Após a criação do álbum, é possível também criar um link para qualquer pessoa ( com qualquer computador ) visualizar as fotos!
Basta ir na aba Pessoas > Criar Link
Outra coisa interessante no Mac: se no período de um mês as fotos não forem utilizadas, automaticamente vão para área Eventos. Como padrão é criado um evento com o nome do mês em que as fotos compartilhadas foram tiradas e desse modo não ocupa os 5 gigas de fotos no iCloud.
Esse é um recurso usado ainda por poucas, mas como eu mostrei, é bastante útil e não é complicado. Aproveite!
Até o próximo post.