Olá pessoal! Hoje veremos uma dica que poderá salvar o seu dia!

Quantas vezes você já esqueceu uma senha de algum serviço que você não usa faz tempo? Ou então quando o seu amigo pede a senha do WiFi que você nem lembra mais, já que faz muito tempo que ela foi digitada nos seus aparelhos. Hoje falaremos sobre o aplicativo nativo do Mac OS X, o Acesso às Chaves, que tem como função guardar todas as senhas que você já digitou no seu computador ou em qualquer outro dispositivo que possua a mesma conta iCloud em um só lugar.

A maioria das pessoas se quer sabe que este aplicativo existe e os que já o viram em seu Mac não sabem qual a sua função. O aplicativo normalmente se encontra na Pasta “Outros” do seu Launchpad (imagem abaixo).

Captura de Tela 2016-01-17 às 11.55.10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao abrir o aplicativo, a sua usabilidade é muito simples. Existe um campo de busca no canto superior direito onde você pode procurar o nome da rede WiFi que você deseja relembrar a senha (imagem abaixo).

Captura de Tela 2016-01-17 às 11.59.55

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao encontrar o item desejado, basta dar dois cliques em cima dele e uma janela abrirá em seu canto inferior. Feito isso, apenas marque a caixa “mostrar senha”. A senha de administrador do computador será solicitada e, em seguida, você poderá ver a senha digitada.

Captura de Tela 2016-01-17 às 12.11.56

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E pronto! Desta maneira você poderá encontrar todas as senhas já digitadas no seu Mac ou em qualquer outro dispositivo que utilize a mesma conta iCloud. O aplicativo Acesso às Chaves possui algumas outras funções interessantes como, por exemplo, criar uma nota e protegê-la por senha (para salvar as senhas do banco, por exemplo).

No próximo post mostraremos como visualizar as senhas diretamente pelo iPhone ou apenas as senhas de serviços utilizados pelo Safari!

Espero que tenha ajudado e até a próxima!