Olá pessoal! Hoje vamos aprender a particionar um disco.

Em diversas situações pode ser muito interessante e útil particionar o seu HD (externo ou não) ou Pen Drive, seja por problemas de incompatibilidade de formatação, para deixar uma parte do disco apenas para Backup ou ainda para alguma outra utilidade que você possa encontrar. Hoje veremos como particionar qualquer tipo de disco no seu mac de forma muito simples e rápida.

Primeiro plugue o disco na sua porta USB ( pode ser feito com o seu HD interno do Mac caso desejado) -> Em seguida abra o utilitário de disco (no Launchpad  que  pode ser encontrado na pasta utilitários) -> Selecione o disco desejado na barra lateral esquerda.

Particionar

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seguida, vá na aba particionar e na parte “leiaute da partição” selecione a quantidade de partições (entre uma e 16) que você deseja aplicar ao disco -> Selecione cada partição separadamente-> Arraste o divisor para configurar quanto espaço cada uma irá ocupar -> Renomeie e escolha o formato de cada partição individualmente  -> Clique em  “Aplicar” e espere até que o precedimento esteja completo.

Particionar às 13.38.50

 

 

 

 

 

 

 

 

Pronto! O seu disco já está devidamente particionado e pronto para o uso. Para desfazer o processo basta percorrer o mesmo caminho e na parte “Partição” selecione apenas uma e clique em “aplicar”. Desta forma o seu disco voltará a ser “apenas um”.

Particionar qualquer tipo de disco pode facilitar o seu trabalho entre diferentes formatos e plataformas. O meu HD, por exemplo, possui uma partição em formato Windows e uma outra em Formato Mac OS, dessa maneira ele pode trabalhar de forma satisfatória nas duas plataformas. Uma dica interessante é particionar um HD externo e deixar parte dele sempre realizando Backups automáticos através do Time Machine para sempre ter uma cópia de segurança dos seus arquivos.

Espero que tenha ajudado e até a próxima!