Olá pessoal!

A dica de hoje é para quem gosta ou precisa eventualmente escrever algum caractere e que dificilmente sabe qual o atalho de teclado usar. Muitas vezes a pessoa nem sequer sabe que este atalho existe. O MacOS por padrão possui um recurso que permite que você adicione vários  tipos de símbolos, de diversas categorias diferentes.

Para ativar tal funcionalidade vá em Preferências do sistema -> Teclado -> Ative a opção Mostrar os Visualizadores de Teclado e Caracteres na barra de menus.

Com a opção ativada um novo botão aparecerá em sua barra de Menus e sempre que desejar utilizar tal função  – clique no botão destacado abaixo e vá em “Mostrar Visualizador de Caracteres”

 

 

 

Em seguida, aparecerá uma janela com várias opções de símbolos e caracteres que estão organizados por categoria. Para utiliza-los basta clicar e arrastar para o campo desejado ou dar dois cliques em cima do item.

caracteres

Também é possível adicionar caracteres de emojis através deste recurso!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vale lembrar que, possivelmente, nem todos os caracteres aparecerão da mesma forma em diferentes sistemas operacionais sendo, algumas vezes,  substituídos por outros ou até mesmo por um quadrado branco.

Não se preocupe!!! Isso acontece apenas com os caracteres especiais, como por exemplo, os Emojis. Se usado para símbolos comuns (que possuem um atalho de teclado para ele) provavelmente  não sofrerá deste problema.

Espero que tenha ajudado e até a próxima!