Se você deseja instalar a última versão do sistema operacional da Apple – Mac OS X Mavericks – em um Mac existente, mas quer que essa instalação seja totalmente limpa deixando todos os arquivos e aplicativos por trás, hoje vou explicar como podemos criar um pen drive com o OS X Mavericks para poder fazer um instalação limpa do sistema operacional para Macs.

Abra a App Store e na barra de busca procure por Mavericks.

Clique em Download para iniciar o download do OS X. (o download pode levar até umas horas).

Após terminar o download do OS X, baixe e instale o DiskMaker X , um utilitário que torna mais fácil criar o pen drive bootável.

Agora insira um pen drive de pelo menos 8GB e abra o DiskMaker X.

Clique em OK na tela de aviso que aparece.

Na tela inicial, clique em Mavericks (10,9) .

Você verá uma caixa de diálogo alertando que DiskMaker X encontrou uma cópia do instalador em / Aplicativos, e perguntando se você deseja usar essa cópia. Se assim for, clique em usar esta cópia . Se não, clique em Utilizar Outro Copie e manualmente localizar o aplicativo instalar o OS X Mavericks .
A próxima caixa de diálogo pergunta que tipo de disco você vai usar como sua unidade de instalação inicializável. Se você tem um pen drive de 8GB , clique nesse botão; caso contrário, clique em outro tipo de disco.
A próxima caixa de diálogo apresenta uma lista de unidades disponíveis. Selecione o que você deseja usar e clique em Escolher este disco .
Você vê um aviso de que o processo vai apagar o volume selecionado e qualquer outra partição no mesmo disco. Em outras palavras, a unidade que você escolheu será apagada, por isso certifique-se de que não contém todos os dados importantes. Clique em Apagar, então crie um disco .
A próxima caixa de diálogo permite saber que você vai ser solicitado a fornecer um nome de usuário e senha de administrador para a construção da unidade de instalação. Clique em Continuar; quando solicitado, alguns segundos depois, digite esse nome de usuário e senha.
Como eu mencionei na minha análise de uma versão anterior do DiskMaker X (então chamado Lion DiskMaker ), haverá momentos no processo em que ele aparece como se nada estivesse acontecendo, por isso seja paciente. Uma vez que o processo for concluído, DiskMaker X irá exibir uma caixa de diálogo de confirmação. Ao contrário, com a abordagem Utilitário de Disco, DiskMaker X prestativamente nomes do volume de arranque do instalador Instalar OS X Mavericks .