Olá pessoal!

A dica de hoje é para os usuários de Mac que estão sentindo que a máquina não está mais tão rápida como já foi um dia. Os motivos para ocorrer lentidão podem ser vários, então veremos algumas dicas importantes para manter o seu Mac sempre rápido.

1- Reinicie seu Mac: apesar de não ser necessário desligar o computador toda vez que o usuário para de mexer, é aconselhável que pelo menos uma vez ao mês você o reinicie.

2- Gerencie o que se inicia com o seu Mac: ao ligar seu computador vários programas abrem também? Deixe apenas os importantes indo em Preferências do Sistema > Usuários e Grupos > Itens de início.

 

 

 

 

 

 

 

3- Desative Widgets desnecessários: Agora é possível adicionar Widgets no Dashboard e na Central de notificações, o que pode ser algo muito útil para a maioria das pessoas, mas se você não usa determinado Widget, remova-o.

4- Repare as Permissões de Disco: Abra o aplicativo Utilitário de Disco > Selecione o Seu HD e repare as suas permissões.

 

 

 

 

 

 

5- Encerre seus aplicativos: Muitas pessoas abrem aplicativos e para fechar apenas clicam no botão vermelho situado no canto superior esquerdo. Mas no Mac existe uma grande diferença entre fechar uma janela e encerrar o aplicativo. Então, olhe no seu Dock quais aplicativos estão abertos (todos com uma pequena bola em baixo do ícone) e encerre-os.

6- Gerencie as abas do seu navegador: É costume quando estamos navegando na internet abrir, as vezes, dezenas de abas. O ato irá resultar no grande consumo de energia do seu computador, e claro, memória. Deixe apenas as abas mais importantes e preferencialmente utilize o Safari.

7- Cuidado com o espaço: Deixar o computador com menos de 20% de sua capacidade disponível irá causar grande lentidão no seu Mac,  esvazie sempre o lixo e delete arquivos desnecessários, ou também utilize o CleanMyMac que já foi mostrado anteriormente em outro post.

8- Mantenha apenas um usuário ativo: Pessoas que dividem o Mac normalmente criam usuários para cada pessoa, o que está correto e deve ser feito, mas sempre que uma pessoa terminar de usar o computador ela deverá ir no Menu Apple > Finalizar sessão do usuário.

9- Atualize!: É de extrema importância que seu Mac esteja sempre atualizado, isso irá garantir maior desempenho e segurança.

10- Faça um Upgrade: Se nenhuma das alternativas funcionar, considere fazer um upgrade de Memória RAM ou trocar o seu HD por um SSD, mas antes verifique se o seu Mac é compatível com tal upgrade.

Essas foram as 10 principais dicas para otimizar o seu Mac, algumas devem ser feitas periodicamente para manter o computador sempre rápido.

Espero que tenha ajudado e até a próxima!