Olá pessoal!

A Apple disponibiliza gratuitamente 5 Gigas de espaço na sua nuvem, porém, grande parte das pessoas estão com ele esgotado e, se quer, utilizam o serviço (pelo menos não de maneira adequada ). A dica de hoje é para quem não deseja pagar a mais para aumentar o seu espaço no iCloud, e que ainda deseja usufruir de suas vantagens.

Gerenciar este armazenamento e ver como você está gastando o espaço do seu iCloud pode ser feito de diversas maneiras, seja pelo seu dispotivo iOS, que pode ser feito em Ajustes – iCloud – Armazenamento – Gerenciar Armazenamento, ou pode ser feito, também, pelo seu Mac. A seguir, será mostrado com mais detalhes o processo feito pelo Mac.

Vá em Preferências do sistema -> iCloud.

iCloud

 

 

 

 

 

 

 

Deixe ativo somente os serviços que você deseja utilizar para que, desta forma, algum espaço já comece a ser economizado. Em seguida, vá em “gerenciar” e a janela abaixo aparecerá:

iCloud

 

 

 

 

 

 

 

Através desta janela é possível gerenciar o quanto que cada software consome do espaço do seu iCloud. No meu caso, eu tenho todas as minhas aulas no iCloud Drive, muitos emails, alguns outros documentos e, ainda sim, tenho muito espaço disponível.

O que normalmente faz com que as pessoas não possuam praticamente nenhum espaço em seu iCloud são os Backups feitos de dispositivos iOS, os quais normalmente tem em média 16 gigas ou mais de armazenamento. Assim, ao tentar fazer um Backup de um aparelho com este armazenamento por meio do iCloud, o espaço disponibilizado gratuitamente acabará e, ainda assim, se quer um único Backup terá sido concluído.

Logo, o recomendado é:

Se você não deseja aumentar o seu espaço no iCloud com uma assinatura mensal, não faça Backups através deste serviço. Para isso, utilize o iTunes a fim de realizar a cópia de segurança dos seus aparelhos! Desta forma, você fará com que o seu iCloud tenha espaço para todos os outros serviços que ele oferece.

Espero que tenha ajudado e até a próxima!