Olá pessoal! Hoje vamos aprender como reunir vários mensageiros em um só lugar!

Quando estamos trabalhando com computador, é comum deixar vários programas mensageiros abertos ao mesmo tempo, como o WhatsApp (que agora possui versão Web e já ensinamos como utilizar aqui), Telegram (também comentamos sobre ele aqui), Hangouts, Skype, Facebook, Messenger e outros mais. A proposta do recém criado aplicativo Franz é justamente agrupar todos estes mensageiros em um só lugar, para não ser mais necessário abrir vários programas e ficar alternando entre eles, o que facilita assim a usabilidade de todos e também poupa a memória RAM, pois ao invés de vários programas abertos, será apenas um.
Para baixar o Franz basta clicar aqui e fazer download dele gratuitamente! Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, ele já mostra todos os serviços que você pode usar e pede para você selecioná-los para deixar tudo pronto para as próximas vezes (Imagem abaixo):

Captura de Tela 2016-03-10 às 00.02.27

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após escolher todos os serviços que você deseja utilizar, cada um deles se torna uma aba no menu superior. Assim sendo, abra cada uma das abas e faça login em cada uma delas. Feito isso, o aplicativo já está pronto para ser utilizado. Ele mostra os serviços de forma praticamente idêntica ao programa original (imagem abaixo):

Captura de Tela 2016-03-10 às 00.02.36

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Talvez você encontre algumas limitações, como o Skype que oferece apenas a função de chat e ainda não há suporte para ligações, mas o aplicativo está em constante atualização e, com certeza, novos recursos chegarão em breve. O único serviço de mensagem que utilizo (que ele não oferece suporte) é o iMessage da Apple, que não tem como ser implementado. O Franz chegou primeiro ao Mac OS e acaba de ganhar uma versão Beta para Windows.

Espero que tenha ajudado e até a próxima!