Olá pessoal!

Muitas vezes nos vemos perdidos ao tentar encontrar um arquivo, programa ou pasta específica dentro dos nosso próprio computador. No fim das contas cada um resolve o problema de um jeito diferente. Seja usando o Spotlight, organizando de alguma forma ou procurando manualmente.

O Finder possui um recurso de pasta inteligente que é desconhecido pela grande maioria dos seus usuários. Ele permite que você crie regras para que todos os arquivos que se encaixem dentro dos parâmetros que forem estabelecidos sejam agrupados em um só lugar, fazendo a sua busca muito mais rápida e fácil.

Para criar uma pasta inteligente, vá no Finder -> Arquivo -> Nova pasta inteligente. Em seguida clique no pequeno botão de “+” localizado no canto superior direito e comece a adicionar as suas regras, conforme a imagem abaixo.

pasta

 

 

 

É possível organizar as suas pastas de diversas maneiras, seja por nome, data de última abertura, data de criação e outras dezenas de regras. Tudo para criar uma pasta com o conteúdo personalizado para você, o que  permite refinar ainda mais todo o conteúdo.

Ao terminar pressione o botão Salvar (também localizado no canto superior direito) e escolha onde será salva a sua pasta.

Captura de Tela 2015-06-28 às 12.00.33

 

 

 

 

 

Feito isso, a pasta estará sempre em funcionamento e qualquer arquivo que estiver dentro dos parâmetros estabelecidos na hora de sua criação estará lá. Se um arquivo deixar de cumprir com elas, o mesmo sai da pasta inteligente na mesma hora.

A criação de pastas inteligentes pode tornar o seu trabalho muito mais rápido e simples, como a grande maioria dos recursos do Mac OS que a maioria dos usuários desconhecem. Utilize-o para manter o seu computador mais organizado!

Espero que tenha ajudado e até a próxima!