Olá pessoal! Hoje vamos falar do aplicativo Caffeine!

Eventualmente você precisa deixar o seu Mac ligado por um longo período de tempo sem que ele entre em repouso. A solução para isso normalmente seria ir nas preferências do sistema -> Economizador de energia -> e configurar em quanto tempo irá demorar para que o computador entre em repouso.
Hoje daremos uma rápida dica de um aplicativo chamado Caffeine, que tem como proposta justamente impedir que seu Mac entre em repouso com um simples botão, deixando as suas configurações intactas! O Caffeine está disponível na Mac App Store de graça! Para baixá-lo basta acessar o seguinte link: https://itunes.apple.com/br/app/caffeine/id411246225?mt=12&ign-mpt=uo%3D4.

Após instalado, um símbolo de uma xícara de café irá aparecer automaticamente em sua Barra de Menus e, para ativar por tempo indeterminado, basta dar um único clique neste ícone. Ao clicar com o botão direito, é possível ajustar algumas configurações (imagem abaixo)

Caffeine

 

 

 

 

 

Como podemos ver, é possível ativá-lo por um determinado período de tempo, o que facilita ainda mais o processo.

Caffeine

 

 

 

 

 

 

Ao abrir as preferências aplicativo, temos algumas simples configurações, como por exemplo abri-lo automaticamente quando o Mac ligar ou definir um tempo padrão que ele permanecerá ativo ao dar o simples clique com o botão esquerdo.

O aplicativo é muito simples e foi muito útil quando a minha internet estava muito lenta (algo corriqueiro em minha cidade) e precisava fazer o download de um arquivo muito grande. Normalmente ia nas preferências do sistema e ativava o “nunca entrar em repouso”. O problema disso é que quase sempre eu me esquecia de desativar, fazendo que o Mac ficasse ligado por dias a fio sem sequer entrar em repouso.

Os outros aplicativos que utilizo na minha barra de menus (como pode ser visto na 1ª imagem) são o Clean My Mac (já falamos dele aqui) e o Dropbox. Porém, há muitos outros aplicativos que possuem extensões para a Barra de Menus e podem ser muito úteis! Falaremos de alguns deles futuramente.

Espero que tenha ajudado e até a próxima!