Olá pessoal! Hoje veremos como recuperar arquivos que foram deletados sem querer!

Quem nunca apagou um arquivo sem querer e por isso teve uma enorme dor de cabeça, que atire a primeira pedra! Muitas vezes esse erro pode causar horas e horas de sono perdidas e muita preocupação. O que poucos sabem é que ao deletar um arquivo de maneira convencional ele não é realmente removido. O sistema apenas fala que aquele espaço que estava sendo usado pelo arquivo, agora está livre e, enquanto ele não for  novamente ocupado, a chance de recuperá-lo é muito grande!

O aplicativo sobre o qual falaremos hoje é o Disk Drill que promete recuperar praticamente todos os seus arquivos deletados sem querer do computador ou até mesmo de um Pen Drive ou HD externo! Para baixá-lo basta clicar aqui e fazer download do arquivo normalmente.

Assim que você abri-lo em seu computador, escolha qual disco você quer escanear e procurar os arquivos deletados. No caso da imagem abaixo, escolhi um Pen drive nomeado de “Teste”.

Captura de Tela 2016-01-17 às 17.07.16

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escolha o disco que deseja, clicando em “continuar” e ele começará o processo de escaneamento que pode demorar vários minutos. Após finalizado, será mostrada a lista de arquivos que podem ser recuperados (imagem abaixo).

Captura de Tela 2016-01-17 às 17.08.44

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao pressionar o botão “Recuperar”, no canto superior direto, ele copiará todos os arquivos encontrados para um local desejado. Se você deseja recuperar apenas alguns destes arquivos, basta clicar com o direito sobre o item e marcar “recuperar”. Os itens que passarem por este processo ficarão verdes apenas para indicar. No menu superior existem vários campos que servem para filtrar e facilitar a sua busca como o tamanho do arquivo, o tipo de arquivo e há quanto tempo ele foi apagado (sendo no máximo dois anos)! Para pré-visualizar algum arquivo, basta selecioná-lo e apertar a barra de espaço.

O Disk Drill funciona de maneira satisfatória recuperando os itens que foram apagados há muito tempo mesmo que o uso do Pen Drive tenha sido intenso.

O aplicativo tem uma versão grátis que permite visualizar os itens apagados. E para recuperar completamente, é necessário comprar a versão pró disponível no mesmo link mostrado para download.

Espero que tenha ajudado e até a próxima!