Olá pessoal! Hoje vamos falar do smcFancontrol!

Muitas vezes quando utilizamos o Mac de forma mais intensa ele tende a ficar muito quente, o que pode prejudicar o desempenho e também ser um tanto quanto incômodo se ele estiver no seu colo, por exemplo. O smsFanControl é um aplicativo que permite controlar a velocidade do Cooler (ventilador) que tem como função expelir todo o ar quente para fora do computador, assim, proporcionando um resfriamento mais eficaz.

Para baixar e instalar o SmcFanControl acesse o seguinte link e faça o download do arquivo http://www.baixaki.com.br/mac/download/smcfancontrol.htm . Em seguida siga com o processo normal de instalação e ele aparecerá automaticamente na barra de status do Mac.

smcFanControl

 

 

 

 

 

Ao clicar no ícone (como mostra a imagem acima) é possível ter informações da temperatura atual, da velocidade dos Coolers e de qual configuração está ativa. Ao selecionar “preferences” você terá acesso às configurações do aplicativo.

smcFanControl

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na aba “Favorite” é possível criar uma nova configuração e, para isto, basta clicar no sinal de + e adicionar as novas velocidades. Eu, por exmplo, tenho apenas duas configurações: uma delas a “default” que é a padrão com as velocidades todas no mínimo e a outra a qual nomeei de “top” onde coloquei as opções no máximo e utilizo apenas em casos extremos quando o Mac está realizando diversas funções ao mesmo tempo ou rodando um jogo pesado por exemplo. As preferências também oferecem configurações adicionais como unidade da temperatura e a opção de configurá-lo para que se inicie junto com o computador.

Na imagem acima fica claro a diferença de velocidade em comparação com a 1º imagem. Manter a temperatura do computador dentro de um limite aceitável é de suma importância para a durabilidade do seu Device a longo prazo,  desempenho dentro do esperado e, claro, é muito mais confortável usar um computador que não está queimando a sua perna ;)!

Espero que tenha ajudado e até a próxima!