Olá pessoal! Hoje vamos falar do aplicativo Telegram!

No dia 17/12/15 a Justiça Brasileira ordenou o bloqueio da utilização do aplicativo WhatsApp, a maior rede de comunicação móvel do país, por 48 horas em todo o país, porque o WhatsApp não cumpriu uma ordem judicial em junho deste ano. Então espalhou-se pela internet um modo de “burlar” o bloqueio do WhatsApp através de proxies: aplicativos do tipo VPN que fazem uma intermediação ao acesso de serviços de internet pelo IP; a maneira que as operadoras utilizam para bloquear serviços de internet.

Mas ao contrário do que muitos pensam, a utilização de proxies não é ilegal. O grande problema desse bypass é que os aplicativos de VPN não esperavam uma grande utilização em massa pelo público, então seus servidores acabaram superlotados e muitas vezes sem funcionamento. Então agora é uma boa hora para conhecer outra rede de conversas: o Telegram – um aplicativo universal que tem uma proposta similar ao WhatsApp, mas conta com algumas funcionalidades a mais.

Uma das grandes diferenças é que o Telegram conta com um nome de usuário, ao invés da identificação por número de telefone no WhatsApp. Assim é muito mais fácil de encontrar e adicionar amigos, até mesmo os que moram no exterior, sem a necessidade de salvar no telefone um grande número com código do país e estado!

screen322x572

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na privacidade, o Telegram manda muito bem; é possível manter conversas secretas, proteger conversas com senhas diferentes e até mesmo um recurso de imagens que se auto-apagam em um tempo limitado!

screen322x572-2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma das grandes reclamações dos usuários do WhatsApp é relacionada a imagens: as fotos enviadas perdem uma boa parte de sua resolução, assim como os vídeos. O WhatsApp limita o envio destes arquivos em 12MB, enquanto o Telegram disponibiliza 1.5GB! Além disso, o Telegram conta com um editor de imagens integrado e a possibilidade de pesquisar imagens e GIFs diretamente pelo aplicativo.

screen322x572-3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além destas funcionalidades, também disponibiliza uma melhor velocidade de envio, várias fotos de perfil, utilização de vários dispositivos, envio de diversos tipos de arquivos e muito mais!

O Telegram está disponível gratuitamente para dispositivos iOS e OS X. Espero que tenha ajudado e até a próxima!