Olá pessoal! Semana passada comecei a explicar alguns dos novos recursos que saíram junto com a atualização do Mac OS Yosemite. Dando continuidade, ensinarei a usar o Handoff, um recurso que permite começar algo em um aparelho e continuar em outro dispositivo que possua a mesma Apple ID vinculada.

Para começar, é preciso ativar tais recursos seguindo os seguintes passos:

No Mac, vá em Prêferencias do sistema – Geral  – Permitir Handoff entre este mac e seus dispositivos iCloud. 

Já no iOS o procedimento é o seguinte: vá em Ajustes – Geral – Handoff e Aplicativos Sugeridos – Ativar Handoff

Com os dispositivos configurados você está pronto para usar o Handoff, basta os dois dispositivos estarem em uma mesma rede Wifi e a sincronia acontece automaticamente.

Agora entenda como funciona. Suponhamos que você está trabalhando em seu Mac e alguém liga para você; é possível atender esta ligação sem se quer tocar no seu iPhone, pois um aviso de ligação irá aparecer no canto superior direito. Para fazer ligações pelo Mac usando o iPhone é o mesmo procedimento; basta ir em seus contatos e você encontrará um novo botão: o de ligar pelo Mac usando seu iPhone.

Como Fazer ligações no Mac pelo seu iPhone

Como foi dito, também é possível continuar a usar seus aplicativos em outros dispositivos de onde parou, e funciona de forma automática! No iOS basta abrir o Multitarefa (pressionando o botão home duas vezes) e deslizar seu dedo para a direita. Assim você encontrará os Aplicativos que estão abertos no seu outro dispositivo.

Handoff no iOS

No Mac, os aplicativos que suportam o Handoff ficam no extremo esquerdo do seu dock conforme imagem a baixo

Handoff no MacOS

Desta forma, é possível começar a acessar um site em um dispositivo e terminar em outro, atender ligações sem precisar tirar o iPhone do seu bolso e trabalhar de forma muito mais fácil e intuitiva, assim que os desenvolvedores de aplicativos começarem a atualizar. Também será possível utilizar de diversas formas, imagine que legal responder a mensagem do WhatsApp sem precisar tirar seu iPhone do bolso?

Espero que tenha ajudado e até a próxima!