Olá pessoal! Semana passada foi disponibilizado a versão 10.10 do Mac OS, o Yosemite, e com ela vieram grandes mudanças assim como houve quando saiu o iOS 8. As principais mudanças foram no layout, onde os aplicativos e todo e sistema receberam um design “chapado”, tendência de todos os sistemas operacionais atualmente, assim como aconteceu com o iOS 7.

Uma das alterações  foi o iCloud Drive, que forneceu uma boa mudança de como iremos usar o iCloud em nossos aparelhos. Ainda é o mesmo iCloud, porém, mais fácil de se usar. Muitos aqui devem usar o Google Drive ou o famoso Dropbox, e é exatamente assim que ele se comporta, aparecendo como uma pasta no finder do Mac OS ou no Windows Explorer do seu computador Windows.

O novo iCloud Drive agora é também uma pasta no seu Finder, assim como sempre foi o dropbox

Desta forma é muito mais fácil acessar os seus arquivos que estão no iCloud. Afinal antes era preciso abrir o aplicativo que abre o arquivo para ter acesso a ele. Cada aplicativo que utiliza o iCloud Drive cria uma pasta com os seus arquivos, mas também é possivel criar pastas com arquivos diversos no seu Mac, Windows ou iOS. Outra grande sacada é o site do iCloud que agora também teve sua aparência atualizada e adquiriu novas funcionalidades, como por exemplo o Web aplicativo Fotos, recurso que muitos pediam há muito tempo; pois agora é possível visualizar suas fotos em qualquer computador apenas acessando o site. E o iCloud Drive que lhe permite acessar todos os seus arquivos que estão vinculados à sua conta.

Novo visual do iCloud e seus novos recursos

O iCloud passou por grandes modificações. Ficou mais fácil e intuitivo de se usar e ter seus arquivos integrados no sistema, e ainda sim, poder acessar um site de qualquer computador e ter acesso aos mesmos arquivos, é fantástico! Vale dizer que a Apple também abaixou os preços de armazenamento. Por padrão ainda temos 5 GB grátis, mas pode ser feito um upgrade e ter acesso a 20 Gb por 0,99 dólar por mês, 200 GB por 3,99 e 500 GB por 9,99. Qualquer dúvida sobre como utilizar o novo iCloud, deixem nos comentários que ela será esclarecida.

Espero que tenha ajudado e até a próxima!