Para quem não está familiarizado ao assunto, e não conhece esses dois softwares da Apple, vamos lá, os dois fazem edição de vídeo, mas a questão para muitas pessoas é: usar o Final Cut ou iMovie?

imovie

Nesse Post, quero passar para os leitores do blog um pouco mais sobre o mundo Apple e os softwares que os rodeia, tendo como base os dois melhores editores de vídeo da Apple.

Quando você tem um Mac, seja ele um Macbook pro ou um iMac você sempre terá nativamente instalado junto com o seu sistema operacional o iMovie de brinde. Isso mesmo, você não precisa compra-lo, ele já vem junto com o sistema. Isso é uma grande vantagem a levar em consideração.

Com o iMovie, você consegue: fazer cortes no vídeo, adicionar efeitos, adicionar texto, legenda, calibrar as cores, estabilizar tremulação, adicionar fotos encima da filmagem, aumentar ou diminuir a velocidade do vídeo, transição, trabalhar com fundo azul ou verde para utilizar Chroma key alterando o fundo da filmagem por foto ou outro vídeo sobreposto, narração, cortar a trilha sonora, adicionar outras trilhas, colocar capa, mapa, fazer um Filme ou Trailer de forma rápida por modelos e outros detalhes que não caberia no post do blog.

Como podem perceber, são muitas as opções que um editor de vídeo que no caso é o iMovei faz, mas e o Final Cut para que é utilizado? De forma simples e rápida o Final Cut faz tudo isso que o iMovie já faz, mas com uma diferença, ele oferece opção para edição mais completa e complexa de todas as opções passadas acima.

final-cut1

Vou passar um exemplo para ficar mais claro, trabalhando com edição de seu vídeo no iMovie, você quer colocar uma legenda, porém, gostaria que ela fosse um pouco mais pra cima, um item bem simples, porém no iMovie não é possível tal edição, pois a legenda foi feita para estar ali sempre, e não para ser alterada de lugar, já no Final Cut isso seria fácil de resolver, clicando e arrastando.

Existem muitos outros efeitos na biblioteca do Final Cut do que do iMovie, tanto para áudio como para o vídeo em si, como outras ferramentas que são essas: máscara, adição de plug-ins e também de terceiros, corte de câmeras, compatibilidade para outros formatos de vídeo, câmera plugada, edição em três pontos, e muitas outras opções, são infinidades de opções a mais.

Então nesse momento, você para e pensa, mas é logico que vou escolher o Final Cut para fazer meus trabalhos de edição e é ai que eu quero chegar, como todos sabemos, tudo tem um valor, o Final Cut está custando quando o post foi escrito na App Store por volta de US$ 299,99 com tamanho de 2.83 GB.

Sendo assim eu lhe digo a melhor opção, se o que você for fazer no vídeo limita-se o uso de ferramentas de qualidade mais nada voltado para trabalho na produção detalhada do seu filme, eu indico realmente usar o iMovie que lhe traz muitos benefícios e é bem simples de utilizar, agora, se o trabalho requer muitos efeitos e edição profissional detalhada, aconselho a estudar o software Final Cut e utiliza-lo pois ele realmente é uma poderosa maquina de edição profissional.