Com poucas diferenças no design gráfico, com muitas novidades de comando de voz e transferências para dispositivos simultâneas, o novo sistema operacional da Apple, o MacOS Sierra (versão 10.12) está com uma grande força, fazendo sua diferença, a Siri que antes já era moda para dispositivos mobiles iOS foi incorporado ao sistema MacOS.

Lançado no dia 20 de setembro, a novidade é fazer tudo sem utilizar as mãos, somente por comando de voz você consegue produzir todas as operações de forma simples, rápido e fácil.

macosierra

Com essa super novidade você consegue trabalhar em dobro, quando está ocupando trabalhando em algum documento, com um simples sinal de comando de voz você manda a Siri fazer outra coisa por você. Sim, ela é multitarefa, vamos dar um exemplo, se você está criando uma planilha eletrônica e quer mandar um e-mail para alguém, com a Siri no Mac você pode.

Para fazer buscas no Mac para achar algum arquivo que você não lembra do nome, é só falar como exemplo: “Procurar arquivos que abri essa semana” Depois diga: “todos os arquivos de planilha”. Depois acesse seu arquivo que deseja.

No site oficial da Apple segue algumas exemplos para chamada de comando usando a Siri no computador Mac ou Mac book, verifique abaixo uma lista pequena das milhares de possibilidades:

Mostre os PDFs da minha pasta Transferências.

Quanto espaço livre eu ainda tenho no meu Mac?

Reproduza 40 musicas de jazz mais tocadas.

Como está o tempo em Curitiba?

Acrescente a Laura na reunião as 10 da manhã

Envie a mensagem: Você pode buscar uma pizza?

Mostre as fotos que eu tirei ontem

Que horas são em Lima, no Peru?

Mostre todos os arquivos que compartilhei com Cecilia semana passada.

Mostre todos os tuítes do Neymar.

Procure imagens da Torre Eiffel.

Fora a Siri inovadora para o Mac, temos também uma área de transferência universal para dispositivos Apple.

Por exemplo, se está na internet, buscando texto de um site, copie no Mac e cole no seu celular iPhone.

Foi feita uma grande integração do sistema operacional com os outros dispositivos da Apple.

macsierra

Outra novidade é a sincronização dos seus arquivos da Área de Trabalho com os da pasta Documentos, para o Apple Drive. Os arquivos ficam armazenados na Nuvem para procura-los fica muito mais rápido e prático. O MacOS Sierra da Apple, realiza uma liberação inteligente de espaço quando você precisa, colocando arquivos antigos e não utilizados em nuvem para liberar mais espaço em disco, mas isso tem um preço, o serviço de drive da Apple é limitado e pra quem quer mais espaço e tem que desembolsar uma quantia de US$ 9,99 (1 TB) a US$ 20,00 (2 TB) por mês no iCloud Drive.

Apple Music redesenhado ficando mais fácil encontrar as musicas navegando pelo iTunes.

Assim como no sistemas de abas do Safari, você consegue abrir arquivos e documentos simultâneos e fazer seus trabalhos olhando outras informações. As janelas dos Apps e Softwares nativos abrem mesmo com tela cheia, ajudando a visualizar e trabalhar com aplicativos ao lado um do outro.

Outro fator de mudança é do próprio nome, antes chamado de Mac OS X agora sutilmente alterado para MacOS Sierra.

O sistema operacional é gratuito para quem possui um ID Apple e logicamente um dispositivo Desktop Apple de 2009 para alguns casos e 2010 para outros, como Mac Book Pro de 2010 ou mais recente ou um iMac de 2009 ou mais recente. Os requisitos mínimos para a instalação é ter: 2 GB de memória RAM, 8.8 GB livre em HD, ter um sistema operacional Mac OS X superior ao 10.7.5.

Para instalar a nova versão, vá até App Store e procure por MacOS Sierra e faça a instalação. Não esqueça de fazer backup de todos os seus dados para não perder nenhuma informação por segurança.

Fonte:

http://www.apple.com/br/macos/sierra/